Postagem em destaque

6 estratégias para controlar o stress.

1. Identifique as fontes do estresse Tente descobrir os desencadeantes. Você se sente ansioso antes de uma prova? Está com a agenda cheia de...

Pesquisar este blog

Translate

quinta-feira, 24 de junho de 2010

CUIDADOS COM A PELE OLEOSA.

»»Para que serve a oleosidade da pele?

A pele oleosa elimina quantidades mínimas porém constantes de gorduras epidérmicas que irão formar, juntamente com o suor, uma película que cobre e protege a camada córnea, contribuindo para sua coesão, lubrificação e proteção. Quando as glândulas sebáceas produzem mais sebo que o necessário, a pele torna-se gordurosa. . No exame clínico, apresenta-se como uma pele brilhante, poros dilatados principalmente nas regiões central da face, nariz, bochechas e queixo. Tendem a formar cravos, geralmente é uma pele irritável. 
»»Quais as características da pele oleosa?

Veja se sua pele apresenta características de pele oleosa:
  • Pele espessa com poros dilatados ( cravos escuros e claros)
  • Aparência a oleosa
  • Formação de rugas tardias
»»Quais doenças podem estar associadas à pele oleosa?

Algumas doenças podem estar associadas à pele oleosa:
  • Acne
  • Rosácea
  • Dermatite seborréica
  • Hiperplasia sebácea
»»Como devem ser os produtos para pele oleosa?

Devem normalizar a secreção sebácea, possuir ação calmante e suavizante da superfície, muitas vezes espessa e irritada . Devemos considerar este tipo de pele frágil. Utilizar produtos adequados que não retirem em excesso a gordura da superfície, nem causem irritação. 
»»Como tratar da pele oleosa?

Siga as dicas abaixo:
Higiene: limpar com detergentes neutros, evitar os muito ácidos ou alcalinos. Evitar o desengorduramento excessivo, pois pode provocar efeito rebote na produção do sebo. Usar emulsões com baixo teor de gordura.
Tonificação: princípios ativos como o hamamélis, calêndula, hortelã, cânfora e mentol podem contribuir no controle da oleosidade e promover uma ação antiinflamatória.
Correção: devemos prevenir e eliminar os cravos, descongestionar, hidratar e prevenir o envelhecimento. Loções não oleosas ou géis são mais adequados para este tipo de pele.
Estímulo: os principais agentes de estímulo são os derivados da vitamina A (retinóico, retinaldeído), os alfa- hidróxiácidos( glicólico, láctico), ácidos salicílico, propilenoglicol e uréia.
Proteção: protetores solares adequados para prevenção do envelhecimento. Dar preferência aos veículos não oleosos.

Peeling com fubá:
Misture uma colher de fubá, uma de argila fina coada e outra de iogurte natural. Aplique no rosto, fazendo movimentos circulares. Aguarde 20 minutos e lave com água fria. Sua pele será outra!

Repelente natural:
Passe vinagre nos braços nas pernas e se livre dos mosquitos. Eles não irão picar por causa do forte cheiro.
LEMBRE-SE: O conteúdo é informativo/educativo. Não se deve fazer automedicação. Não é possível indicar qualquer tratamento sem o exame clínico do paciente. Caso necessário, recomendamos consultar pessoalmente um dermatologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


POR FAVOR, NOS AJUDE CLICANDO NAS PROPAGANDAS!


Free counters!